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Principais ferramentas para trabalhar em Home Office

Com o covid-19 e o afastamento social, muitos profissionais hoje estão trabalhando home office, com algumas dificuldades de adaptar-se a esse novo cenário, principalmente com o uso de ferramentas online.

O home office é desafiador, especialmente para quem não tem tanta experiência nessa modalidade, mas isso não é um bicho de 7 cabeças, e para facilitar o seu dia a dia, é indispensável conhecer as ferramentas essenciais do home office. Vale lembrar que pós pandemia, muitos continuarão a seguir com home office, portanto vale se atualizar e ficar atendo as novidades.

Os Desafios:

  • Manter uma boa comunicação interna;
  • Organizar tarefas de uma forma assertiva;
  • Conseguir um bom rendimento entre as equipes de trabalho;

Para lidar com esses desafios, algumas ferramentas disponíveis são determinantes para o seu dia dia de trabalha em casa. Vejamos quais são elas:

Ferramentas para reuniões online!

  • Zoom: essa tem sido uma opção bastante usada pelas empresas, justamente porque, nessa plataforma, o número de participantes da reunião é maior e há outras funcionalidades, como compartilhar a tela, por exemplo. Há uma limitação da versão grátis.
  • Skype: o já tradicional Skype também é uma ferramenta usada para reuniões online. Inclusive, há, no aplicativo, uma opção específica de reuniões. Vale lembrar que essa opção não aparece em versões gratuitas do programa, requer assinatura para os recursos mais avançados. Mas a gratuita, pode ser usado para grupos pequenos.
  • Google Meet: (antigo Hangout Meet) é outra plataforma interessante. Por estar conectada ao e-mail, inclui a opção de mandar invites prévios e receber alertas sobre o cronograma de reuniões. Mais rica em funcionalidades, e está preparada para públicos corporativos, escolar e reuniões de pequeno e grande porte. Essa ferramenta está disponível para assinantes no GSuite, porém, qualquer um pode participar como convidado. Recentemente foi atualizado com mais novas funções e números de participantes.

Ferramentas para diálogos em tempo real em destaque. 

  • WhatsApp web para comunicar com a sua equipe nem sempre é a melhor ideia. Focar em um espaço exclusivamente profissional é uma opção mais produtiva.  Para negócios, o Whatsapp Business, trás muitos recursos de otimização e bot(mensagem de diálogo inteligente).
  • Slack: um dos mais utilizados no segmento, esse aplicativo é, em suma, um bate-papo em equipe que acontece em tempo real. Dá para criar diversos grupos de conversas, dividindo-os, por exemplo, em equipes ou setores, bot bot(mensagem de diálogo inteligente). Há certas limitações no plano gratuito.
  • Rocket Chat: é parecido ao Slack. Conta com opções de grupos de conversa divididos por setores, também em tempo real. A Rocket.Chat tem a vantagem de ser open source, com quase todas as ferramentas disponíveis no plano gratuito.

Essas foram algumas das plataformas mais importantes para se trabalhar nesse novo ambiente home office. A tecnologia é imprescindível nesses tempos e aliada, além de oportuna para muitos. Ter conhecimento dessas ferramentas, ajudam a se destacar e trabalhar de forma mais organizada e gerenciável. Uma realidade que já está entre nós.

Atualiza-se sempre!